A quarta-feira (27) foi marcada por uma onda de incêndios em Colatina, que registrou três ocorrências em diferentes pontos da cidade. O tempo seco e a vegetação castigada pela falta de chuva têm favorecido a propagação das chamas, trazendo riscos à população.
O primeiro incêndio começou por volta das 15h, às margens da BR-259, próximo ao distrito de Baunilha. A fumaça tomou conta da rodovia e comprometeu a visibilidade dos motoristas que passavam pelo local.
Pouco tempo depois, outro foco foi registrado entre os bairros Operários e Bela Vista, atingindo uma área muito próxima das residências. A preocupação dos moradores aumentou com a aproximação das chamas, visíveis de vários pontos da cidade.
Durante a noite, um terceiro incêndio, de grandes proporções, atingiu o bairro Luiz Iglesias. O fogo se espalhou rapidamente pela vegetação seca e chegou a ameaçar casas próximas, assustando moradores da região.
As autoridades reforçam o alerta: bitucas de cigarro jogadas no chão, queimadas de lixo e qualquer descuido em áreas de mata podem ser o estopim para novos incêndios. Além de colocar em risco vidas e patrimônios, o fogo compromete a qualidade do ar e agrava problemas de saúde.