O Espírito Santo registrou 67 homicídios em agosto de 2025, mantendo o melhor desempenho em segurança pública da série histórica iniciada em 1996. No acumulado de janeiro a agosto, foram contabilizados 510 assassinatos em todo o Estado, uma redução de 13,3% em comparação com o mesmo período do ano passado — o equivalente a 78 mortes a menos.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, este é o terceiro melhor mês de agosto já registrado, superado apenas pelos anos de 2023 e 2024.
Redução em todas as regiões
O avanço da política de segurança se refletiu em todas as regiões do Espírito Santo, com destaque para a Região Serrana, que apresentou a maior redução percentual:
Região Metropolitana: -9,4%
Região Norte: -17,3%
Região Sul: -21,6%
Região Noroeste: -10%
Região Serrana: -26,5%
Municípios há mais de 30 dias sem assassinatos
Atualmente, 50 municípios capixabas estão há mais de 30 dias sem registrar homicídios. Entre os destaques está Cachoeiro de Itapemirim, que completou 74 dias consecutivos sem assassinatos até o dia 31 de agosto.
Além disso, 10 municípios não registram crimes letais há mais de um ano, com Dores do Rio Preto alcançando a impressionante marca de 1.204 dias sem homicídios — o equivalente a mais de três anos.
Casagrande destaca tecnologia e efetivo
O governador Renato Casagrande comemorou o resultado e destacou o investimento em tecnologia, inteligência policial e ampliação do efetivo das forças de segurança.
“Temos utilizado ferramentas modernas de monitoramento, ampliado o número de policiais nas ruas e reforçado o trabalho de integração entre as forças. O resultado aparece na preservação de vidas e na melhoria da segurança para todos os capixabas”, afirmou.
Segurança pública em números
Com o atual ritmo de redução, o Espírito Santo caminha para encerrar o ano de 2025 com o menor número de homicídios em quase três décadas, consolidando os esforços de combate à criminalidade como política de Estado.
Dados atualizados até 31 de agosto de 2025 – Fonte: Secretaria de Segurança Pública do ES