Após quinta-feira de céu nublado e ventos fortes, o ES terá calor intenso no sábado e chuva com rajadas de até 70 km/h no domingo
O tempo começou a mudar no Espírito Santo ainda na quinta-feira (6). Céu fechado, rajadas de vento e sensação de abafamento chamaram atenção na Grande Vitória e no litoral. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), não se tratou de uma oscilação pontual, mas do início de uma sequência de alterações provocadas pela combinação de umidade vinda do mar, avanço de uma frente fria e atuação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste.
Nesta sexta-feira (7), o padrão segue instável em parte do Estado. Há previsão de chuva no Norte, Nordeste e em áreas do Noroeste, principalmente entre a madrugada e o início da tarde. Nas demais regiões, o dia começou nublado, mas, ao longo das horas, as nuvens devem se dissipar. As temperaturas ficam mais baixas que nos últimos dias. Na Grande Vitória, a máxima prevista é de 29°C, com vento de fraca a moderada intensidade no litoral.
Tempo firme e temperatura em elevação
A mudança mais perceptível ocorre no sábado (8). O Incaper aponta que o avanço de um sistema de alta pressão bloqueia a umidade e deixa o céu com poucas nuvens. Com isso, o calor volta de forma acentuada. Na Grande Vitória, a temperatura pode chegar a 34°C. No Sul, a máxima prevista é de 33°C, enquanto a Região Serrana deve alcançar até 30°C. Norte e Noroeste também sobem para valores próximos de 33°C. Além disso, o vento ganha força no litoral, com possibilidade de rajadas durante a tarde.
Chuva e ventania provocadas por ciclone
O cenário volta a mudar no domingo (9). A passagem de uma frente fria pelo Espírito Santo coincide com o deslocamento de um ciclone extratropical no oceano, entre o litoral do Rio de Janeiro e o do Espírito Santo.
Segundo a Climatempo, o sistema deve provocar aumento de nebulosidade, chuva em diferentes momentos do dia e rajadas de vento que podem variar entre 50 km/h e 70 km/h.
No sábado, o vento sopra de norte e nordeste. Com a chegada da frente fria, no domingo o vento muda para sul e sudoeste, mantendo a intensidade das rajadas.
Agitação marítima
A previsão também é de mar agitado ao longo do fim de semana. A orientação é de que embarcações de pequeno e médio porte reforcem amarrações em portos e marinas, já que as rajadas podem causar danos em estruturas leves na orla.
As temperaturas caem de forma expressiva. Na Grande Vitória, a máxima prevista é de 28°C. No Sul, a temperatura fica em torno de 26°C, e na Região Serrana, perto de 23°C.
Tempo volta a firmar
Na segunda-feira (10), a umidade que vem do mar mantém a condição de chuva ao longo do dia, mais frequente no Norte e Nordeste. Na metade Sul, incluindo a capital, as precipitações devem ser mais isoladas.
Por outro lado, a partir de terça-feira (11), o Incaper prevê redução da instabilidade. O tempo fica parcialmente nublado, e as temperaturas voltam a subir gradualmente.

