Tocando Agora: ...

Enem tem questões anuladas após perguntas parecidas em live

Publicada em: 19/11/2025 09:45 -

Inep acionou a Polícia Federal para apurar similaridade entre perguntas que estariam nas redes sociais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anulou três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 porque identificou que seriam “similares” a divulgadas em redes sociais. “Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens”, disse o Inep, em nota. A Polícia Federal foi acionada.

“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Enem, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, continua a nota.

O orgão não deixou claro quais são as questões. Candidatos que fizeram Enem passaram a denunciar nesta terça-feira, 18, uma suspeita de vazamento da prova porque um professor do Ceará teria “previsto” questões feitas no domingo, 16. O professor citado é Edcley S. Teixeira, que também é aluno de Medicina e vende pacotes com monitorias para candidatos do Enem. Em suas postagens nas redes sociais, ele mostra a semelhança entre as perguntas e dá explicações para seu método de estudo para antecipar o conteúdo da prova, que ele chama de “engenharia reversa”.

Uma das explicações que Teixeira dá em seus posts é de que ele teria participado de uma avaliação do MEC para calouros de Medicina, chamada Prêmio Capes Talento Universitário. Segundo ele, as questões eram parecidas com o padrão do Enem. Por causa disso, ele teria memorizado algumas perguntas e, com ajuda de outros amigos que também fizeram a prova, montado questões para seus alunos estudarem.

Segundo o Estadão apurou, a prova feita pela Capes, mencionada por ele, realmente utiliza algumas questões para realizar uma espécie de pré-teste do Enem. Essa é uma informação que deveria ser sigilosa, que o MEC não confirma oficialmente.

O Inep explicou na nota desta terça ainda que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados e que a”metodologia demanda que os itens sejam pré-testados.” “Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição”, afirma.

Os materiais de Teixeira, em PDF ou em lives, aos quais o Estadão teve acesso, afirmam que “essas questões estarão no Enem” ou “inéditas conseguidas por Edcley Teixeira”. Em uma live (transmissão) no dia 11 de novembro, ele e um colega, apresentaram e resolveram 90 questões, chamadas de “minhas apostas para o Enem”.

O vídeo teve 40 mil visualizações. Uma das primeiras perguntas mostradas é muito parecida com a questão 178 (prova amarela), que menciona uma compra parcelada de R$ 60 mil. Outra questão divulgada por ele fala sobre fotossíntese oxigênica e a resposta certa é “água” tanto na escrita pelo professor, quanto no Enem verdadeiro. Pelo menos quatro questões da live eram muito parecidas com o Enem de domingo.

Veja a íntegra da nota do Inep:

1- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.

2- Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.

3- O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.

4 – Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.

Publicidade

5 – A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.

6 – O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...