Cidades litorâneas do estado também estão em alerta para ventos costeiros
A formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria entre a noite de segunda-feira (24) e a madrugada desta terça-feira (25) deve trazer chuvas fortes ao Espírito Santo. Segundo o Climatempo, o sistema se organiza no oceano entre as costas de São Paulo e Rio de Janeiro e avança rapidamente em direção ao território capixaba.
A terça-feira (25) será de atenção redobrada em várias regiões do Sudeste, incluindo todo o Espírito Santo. A previsão é de grandes volumes de chuva, com possibilidade de transtornos em áreas urbanas, risco de alagamentos, rajadas de vento e condições para temporal — inclusive na Grande Vitória.
De acordo com o Climatempo, os maiores acumulados desta terça devem ocorrer: na Grande Vitória, litoral e regiões Norte e Noroeste do Estado.
Ventos costeiros
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de perigo para ventos costeiros, que entra em vigor a partir desta terça-feira (25) e é válido até às 10h desta quarta-feira (26).
O alerta aponta intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, com possibilidade de movimentação de dunas de areia sobre construções na orla e condições adversas para navegação e atividades costeiras.
Vejas as cidades afetadas:
Anchieta
Aracruz
Cariacica
Fundão
Guarapari
Iconha
Itapemirim
Linhares
Marataízes
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Serra
Viana
Vila Velha
Vitória
Temperatura volta a subir no fim da semana
Ainda segundo o Climatempo, apesar das chuvas, a previsão não indica frio intenso. O excesso de nuvens deve reduzir um pouco a temperatura, mas sem quedas bruscas como já registradas em novembro.
A partir de quarta-feira (26), o sol volta a aparecer na maior parte do Sudeste. No Espírito Santo, Rio de Janeiro e litoral paulista ainda pode haver chuva fraca.
Na quinta-feira (27), o cenário melhora e a tendência é de diminuição da chuva, com elevação gradual das temperaturas.
Entre sexta-feira e o fim de semana, as tardes devem ser quentes, acima dos 30°C em praticamente toda a região Sudeste.

