Consulta se refere a regras de segurança para sistemas de abastecimento de veículos elétricos no Espírito Santo
O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) iniciou, nesta semana, a consulta pública para a Norma Técnica nº 23, que estabelecerá parâmetros de segurança contra incêndio e pânico voltados aos Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE). A minuta do documento já está disponível para análise da população.
De acordo com a corporação, o texto pode ser acessado por meio do banner localizado no topo do site oficial do CBMES. Sugestões e contribuições para aperfeiçoamento da redação poderão ser enviadas até o dia 14 de janeiro de 2026, para o e-mail cat.consultapublica@bombeiros.es.gov.br.
A elaboração da minuta é resultado de um esforço conjunto envolvendo os Corpos de Bombeiros de diferentes estados. Em agosto, o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM/LIGABOM) divulgou a Diretriz Nacional sobre ocupações destinadas a garagens e locais que operam Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos, documento que serviu de base para o desenvolvimento das normas estaduais.
Seguindo essa orientação, cada estado vem produzindo sua própria regulamentação para orientar a instalação de eletropostos e definir os padrões de segurança necessários. O Espírito Santo participou ativamente da formulação da diretriz nacional, por meio da Comissão Estadual de Eletromobilidade e Segurança Contra Incêndios, presidida pelo subcomandante-geral do CBMES, coronel Andrison Cosme.
Segundo o coronel, a diretriz foi apresentada a instituições especializadas em setembro, etapa que contribuiu para a redação da minuta agora submetida à consulta pública. “Após o término do prazo da Consulta Pública, faremos a revisão das sugestões e atualização do texto. Em seguida, apresentaremos a versão final e prosseguiremos com a publicação da Norma Técnica”, afirmou Cosme.

