O cenário pela área comercial de Colatina era diferente na nesta segunda feira (08); algumas lojas funcionando e outras de portas fechadas. O novo decreto que entrou em vigor foi definido pela administração municipal na última sexta feira (05) e estabelece o funcionamento dos estabelecimentos em dias alternados. Uns abrem nos dias pares, outros nos dias ímpares; e começou neste dia 08 de junho e sem data pra terminar. Como sempre vem fazendo, a prefeitura vai analisar os resultados no decorrer dos dias. A medida é pra tentar conter a proliferação do coronavirus, já que o município colatinense está classificado como de risco alto no quadro da Covid-19 do governo estadual. E não é pra menos; Colatina tem um dos piores índices de isolamento no ES. E mesmo com boa parte do comércio fechado, o movimento de pessoas transitando pelas ruas parecia normal. A maioria usando máscaras, mas sempre têm aqueles que desrespeitam as determinações. O uso de máscara ao sair de casa passou a ser obrigatório. O crescimento de casos da doença no município nos últimos dias levou o Ministério Público Estadual a fazer uma notificação recomendatória ao prefeito Sergio Meneguelli, para que coloque em prática e fiscalize medidas eficazes no combate ao coronavirus. No boletim desde domingo (07) Colatina aparece com 492 casos confirmados de Covid-19, atrás apenas dos municípios da Grande Vitória e de Cachoeiro de Itapemirim. Também foi confirmada a sexta morte por causa da doença na cidade. Trata-se de uma senhora de 89 anos. Com o novo decreto o horário do comércio colatinense ficou da seguinte forma.

Somente de segunda a sexta feira das 10h as 16h.

Dias Pares:

Estabelecimentos de produtos de consumo pessoal. (vestuário, calçados, perfumaria, óticas, artigos esportivos e similares).

Dias Ímpares:

Estabelecimentos de produtos de consumo não pessoal. (Eletrodomésticos, móveis, cama, mesa e banho, aparelhos e acessórios de celular, informática, presentes e decoração, veículos, material de construção, peças e similares).

Restaurantes:

De segunda a Sexta – 10h as 16h na forma presencial e demais dias e horários no sistema delivery.

Comércio de serviços essenciais (farmácia, supermercados, postos de combustíveis, entre outros) permanece com funcionamento sem limitação de horário.

Ainda segundo o decreto da prefeitura de Colatina no que diz respeito ao serviço delivery, os estabelecimentos que não estiverem no dia de abrir, poderão trabalhar nessa modalidade, mas fica proibida a retirada de mercadorias na porta desses locais. Fica proibida também a presença de funcionários ou outras pessoas nas portas desses estabelecimentos. Devendo-se manter as portas fechadas e as entregas somente em domicílio. Vale ressaltar que pra todos os casos as medidas de prevenção dentro dos espaços comerciais que estiverem funcionando, devem ser colocadas em prática e serão fiscalizadas; como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas.

Fonte: PMC

Deixe seu Comentário