O deputado estadual Padre Afonso Lobato protocolou, na Assembleia paulista, o projeto de lei n.º 649/2021, que institui a “Semana Estadual Gugu Liberato de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos”, a ser celebrada anualmente entre 24 e 30 de setembro, passando a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo.

Segundo o parlamentar, o nome de Gugu foi uma forma de chamar a atenção para a sua importância, uma vez que o apresentador, morto aos 60 anos vitimado por uma queda em sua residência nos Estados Unidos em 2019, foi um doador de órgãos e serve de exemplo por ser uma personalidade.

De acordo com a Adote (Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos), mais de 30% das pessoas que esperam por um transplante de coração, por exemplo, morrem na lista de espera. O transplante de órgãos pode ser feito por doadores vivos ou mortos e, atualmente, mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso.

CAMPANHA GUGU VIVE

João Augusto Liberato, 19 anos, filho mais velho de Gugu Liberato publicou um vídeo nas redes sociais enaltecendo a campanha de doação de órgãos, Gugu Vive, em homenagem ao apresentador que morreu aos 60 anos em 2019.

No vídeo, João falou da importância da conscientização da doação de órgãos.

O estudante contou que foi ele quem assinou a autorização para a realização do procedimento, após a morte do apresentador em novembro de 2019, que sofreu um acidente em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos, e não resistiu aos ferimentos.

“Como vocês sabem meu pai nos deixou em novembro de 2019. E deixando uma saudade infinita também deixou um último grande grande exemplo que é a doação de órgãos. Durante a sua vida ele sempre falava sobre essa vontade. E mesmo com muita tristeza em nossos corações eu ainda fiz questão de autorizar os papéis que autorizavam a doação”, disse João Augusto.