Em longo comentário no Jornal da CNN, William Waack explanou a respeito de possíveis motivos que levaram ao acidente fatal que matou Marília Mendonça, aos 26 anos de idade. O avião em que ela seguia para Caratinga caiu numa cachoeira a menos de 4km da pista de pouso do destino.

De acordo com o jornalista, algumas decisões pouco fora do comum podem ter levado à fatalidade, que matou cinco pessoas, incluindo a cantora. De acordo com Waack, algumas informações cruzadas deixam um ponto solto na história: por que o avião estava mais baixo do que normalmente ocorre em padrões normais?

Ao longo de seu comentário, o âncora registrou os detalhes da aeronave, deixando claro que um erro mecânico seria altamente descartável nas investigações. Isso, porque o modelo é confiável e um dos mais seguros e bem avaliados para aviação executiva no país.

Ademais, adicionou ao comentário a facilidade de pilotar o veículo até em pistas mais curtas e entre serras e morros, como a topografia brasileira. Dessa forma, deixou claro que um acidente estritamente ligado à máquina é pouco provável, como já dito antes por Sorocaba, em outra entrevista à CNN.

Waack também divulgou a informação de que a aeronave bateu em fios de alta tensão, que passavam por torres por volta de 35m acima do chão, sem contar o relevo acidentado das Minas Gerais. Este fato já era divulgado e confirmado pela concessionária que opera a distribuição de energia no estado. Mas, sempre bom lembrar.

MUITO BAIXO

Sendo assim, fica a questão: quem estava na altura incorreta: a torre alta demais ou o avião, baixo demais? De acordo com Waack, a altura de vôo do avião estava bem abaixo do esperado para aquela distância. Então, o jornalista explicou o porquê.

Ele lembrou uma regra comum entre pilotos na hora de pousar aviões, principalmente em pistas curtas e com terrenos pouco conhecidos. Eles normalmente traçam uma ‘rampa’ centralizada no eixo da pista. Depois disso, fazem uma conta simples, partindo da ideia de que precisam estar a 300 pés de altura quando faltar 1 milha para a pista, 600 pés quando faltarem duas milhas e assim por diante.

Nesse momento o primeiro dado aponta algo de errado: o avião já estava a 300 pés de altura quando faltavam ainda 2,6 milhas para a pista, ou seja, mais de 1,6 milhas adiantado. Nesse perímetro, a altura de uma torre padrão não deveria, nem de longe, ser preocupação para a aeronáutica ou para a companhia elétrica.

Nesse momento, ele registra que pilotos não familiarizados com a pista ou sem prática com o cenário ao redor do aeroporto tendem a fazer uma rampa de pouso mais longa, por insegurança ou excesso de zelo, quem sabe o piloto falhou em seus cálculos e deixou a aeronave baixa demais para o local onde o acidente ocorreu.

TRAJETÓRIA

Marília Mendonça era intitulada como A Rainha da Sofrência, uma das maiores artistas brasileiras, que fez a música sertaneja cantada por mulheres ganhar o topo do sucesso em nosso país.

Aos 12 anos, ela já era compositora. Escreveu “Minha Herança”, “É Com Ela Que Estou”, gravada por Cristiano Araújo e duas gravadas por Henrique & Juliano: “Até Você Voltar”e “Cuida Bem Dela”.

O primeiro DVD (2015) disparou os sucessos “Sentimento Louco” e “Infiel”. No ano seguinte, gravou inéditas e teve o DVD todo gravado Em Manaus, no Sambódromo local.

Em março de 2017 veio o segundo projeto completo, “Realidade”, que contou com mais sucessos, como “Amante Não Tem Lar” e “De Quem É A Culpa”. O DVD “Todos Os Cantos” saiu em 2019 e foi novamente um hit, chegando ao topo das listas no Brasil.

Neste ano de 2021, Marília se juntou com Maiara e Maraísa, formando o projeto “Patroas”. Elas estavam se apresentando juntas em vários programas de TV e já tinha agenda de shows confirmados para uma turnê em 2022.