Nesta quarta-feira (29/12), o mundo da música, principalmente a sertaneja, está mais triste. O cantor Maurílio, que forma dupla com Luiza, morreu aos 28 anos. Ele estava internado desde o dia 15 de dezembro, quando passou mal após a gravação de um DVD de outros músicos. Na ocasião, ele sofreu três paradas cardíacas, mas foi reanimado.
Quando chegou ao hospital, ele foi diagnosticado com tromboembolia pulmonar. que é uma doença gravíssima, e, caso não seja tratada rapidamente, pode levar à morte súbita.
De acordo com Dr. Hugo Hyung Bok Yoo, Pneumologista da Faculdade de Medicina de Botucatu, a tromboembolia pulmonar (TEP) aguda é uma das principais causas de emergência cardiovascular e, em cerca de 25% dos casos, a manifestação clínica inicial é a morte súbita. A incidência anual varia de 23 a 69 casos para cada 100.000 habitantes, com mortalidade de até 30% nos pacientes não tratados e com redução desta taxa para 2,5 a 10% nos pacientes tratados adequadamente. Entre as doenças cardiovasculares é a 3ª causa de morte, ficando atrás somente de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular.
Os sintomas mais frequentes são a falta de ar, dor pleural (dor no peito), ansiedade, tosse, taquicardia, febre e hemoptise, que é a tosse com sangue.
O tratamento inicial tradicional na fase aguda consiste em anticoagulação plena com heparina ou com anticoagulantes orais não dependentes de vitamina-K.
Além disso, alguns fatores de risco para a tromboembolia pulmonar são obesidade, imobilidade permanente (que pode ser sequela de AVC, por exemplo) ou temporária (quando se fratura uma perna ou algo que faça a pessoa ficar muito tempo em repouso), gestantes, reposição hormonal, uso de anticoncepcional oral, portador de câncer e idade acima de 70 anos devem ficar atentos aos sintomas.
COMUNICADO OFICIAL
“É com profundo pesar que informamos a partida do nosso Maurílio Delmont Ribeiro, esposo, filho, artista e, principalmente, ser humano da maior dignidade, que nos deixa precocemente nesta data de luto para toda a sua família, amigos e legião de fãs. O falecimento aconteceu às 16h30 de hoje (29/12), com atestado de óbito assinado pelo dr. Wandervan Azevedo.
Só temos a agradecer a Deus pelos 28 anos que compartilhamos com alguém que tanto nos inspirou e ensinou, amando e sendo muito amado por tanta gente, na certeza de que a sua história continuará a nos guiar neste plano”.