Tricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina acaba de anunciar que não estará nas duas primeiras etapas da temporada 2022 da Liga Mundial de Surfe (WSL). O evento começa no sábado, 24 de janeiro, em Pipeline, no Havaí, mas o ícone de Maresias não estará lá. Ele afirma que precisa tratar de questões emocionais, também de uma leve lesão na lombar para voltar ao mar. Em um longo desabafo, o atleta revive a emoção de vencer o mundial pela terceira vez e explica as questões que o levaram a tomar esta decisão.

“2021 foi um ano incrível para mim, conquistei meu maior sonho como surfista que era me tornar tricampeão mundial. Era uma parada intocável para mim. No ano passado, vivi uma montanha russa de emoções dentro e fora da água, o que afetou muito minha saúde mental e física. Ao final da temporada, eu estava completamente esgotado. Cheguei no meu limite. Tomei minha vacina durante as férias e achei que ia conseguir me preparar a tempo para a primeira etapa da nova temporada, que começa em um dos meus picos favoritos no mundo, Pipe. Não foi o caso.”, escreveu.

Vale destacar que no começo do ano passado, ele rompeu com o padrasto, que era seu técnico, Charles Rodrigues. A crise profissional se tornou também uma questão familiar, dado o vínculo entre eles. As mudanças não pararam de ocorrer e em 2021, ele passou o Natal com o pai pela primeira vez após 20 anos. Depois disso, Medina faz o anúncio e diz que a recuperação mental segue tão importante quanto a física. “Decidi que não viajarei para o Hawaii e vou tirar um tempo para que eu possa me recuperar mental e fisicamente. Estou com uma leve lesão no quadril que venho tratando desde o final do ano passado. Somado ao corpo, tenho questões emocionais que estou precisando lidar. Venho de meses muito desgastantes.”, escreveu.

Em seguida, Gabriel Medina ainda explica que falar das dificuldades emocionais é uma das questões mais difíceis e revela que até pensou a não dar qualquer tipo de explicação a respeito da decisão de não ir ao campeonato mundial, pelo menos não nessas duas primeiras etapas. Ele agradeceu aos fãs e ainda deixou um recado claro para que o público reforce os cuidados com a saúde mental.

“Reconhecer e admitir para mim mesmo que não estou bem vem sendo um processo muito difícil, e optar por tirar um tempo para me cuidar foi talvez a decisão mais difícil que já tomei em toda a minha vida. Me questionei muito nos últimos tempos se deveria tornar isso público ou manter de forma privada, mas é justo que todos vocês que sempre torceram por mim saibam do momento que estou enfrentando. A saúde mental é muito importante. Preciso estar 100% mentalmente para voltar a competir”, destacou.

APOIO

Assim como Simone Biles fez durante as Olimpíadas de Tóquio, no Japão, Gabriel Medina também deixou uma competição importantíssima para cuidar de questões emocionais, que não envolvem diretamente uma lesão física, mas podem causar tanto prejuízo quanto. Nesse momento, compreensão e acolhimento são as duas palavras que podemos oferecer a qualquer pessoa. Não é diferente com o ícone do surfe nacional.

Queridinho de várias celebridades, Medina recebeu o apoio de Neymar Jr, Thiaguinho, João Gomes, Rafael Zulu, Caio Castro, Vitor Kley, Flávio Canto, entre outras estrelas. O depoimento de Yasmin Brunet, quem viveu e protagonizou toda essa tensão familiar ao longo do último ano, ao lado do parceiro, também ficou registrado no Instagram. “Vi muito bem o que você passou nesse ano e sei muito como te afetou infelizmente… tenho fé que você vai melhorar e voltar melhor do que nunca. Deus é bom e fiel sempre”, escreveu a modelo.