ES confirma 2ª morte por dengue em 2024; vítima é de Linhares

O Espírito Santo registrou nesta terça-feira (20) a segunda morte por dengue em 2024. O caso foi confirmado pela prefeitura de Linhares, no Norte do Estado.

A vítima era uma mulher, de 56 anos, moradora do bairro Lagoa do Meio, no município linharense. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente tinha comorbidades e morreu no dia 07 de fevereiro. O caso estava em investigação.

O primeiro óbito por dengue confirmado no estado foi em Laranja da Terra, na Região Serrana, na última quinta-feira (15). Ao todo, o Espírito Santo já notificou 19.088 casos da doença. A incidência é de 469,68 casos por 100 mil habitantes.

Principais sintomas

A secretaria de Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nas unidades de saúde dos bairros e interior logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

-febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias

-dor retroorbital (atrás dos olhos);

-dor de cabeça,

-dor no corpo,

-dor nas articulações,

-mal-estar geral,

-náusea,

-vômito,

-diarreia,

-manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Prevenção

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.