Criminosos usam nome da PRF para aplicar golpes; confira dicas de segurança

A Polícia Rodoviária Federal identificou uma ação de criminosos por meio da circulação de e-mails informando a existência de falsas multas e direcionando as vítimas para um QR Code. Os valores chegam a ultrapassar a quantia de R$2 mil e a suspeita é de que os criminosos já podem estar agindo aqui no estado.

Em nota, a PRF esclareceu que as notificações de autuações emitidas pelo órgão são enviadas pelos Correios ou incluídas no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) – disponível no app Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal – e publicadas, na forma de Edital, no Diário Oficial da União.

Além disso, a PRF ainda fornece dicas e sugestões para aumentar a segurança em situações como essas:

Dicas de segurança 

1. Vá direto na fonte: O site oficial da PRF disponibiliza todas as informações sobre as autuações emitidas pela corporação.

Acesse: https://www.gov.br/prf/pt-br/servicos/multas/nada-consta  e  https://www.gov.br/prf/pt-br/assuntos/notificacao-por-edital

2. Desconfie sempre: Uma simples pesquisa em sites e ferramentas de busca disponíveis na internet ajuda a desmascarar fraudes e fake news;

3. Proteja-se: Mantenha seus equipamentos, contas e perfis protegidos com senhas longas, com diferentes caracteres. Evite usar dados pessoais; não reutilize suas senhas; ative a verificação em duas etapas; acesse os sites digitando a URL no navegador ou usando aplicativos oficiais.

4. Cuidado com contas falsas: Contas falsas costumam usar bots para multiplicar os boatos e golpes. Bot, originado de robot (robô, em inglês), refere-se a um tipo de programa que permite automatizar tarefas e que pode ser usado tanto para fins legítimos como maliciosos.