Ministra da Saúde virá ao ES para dia D de mobilização contra a dengue neste sábado
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, virá ao Espírito Santo para a realização do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue no próximo sábado (02), no município da Serra.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (28), a ministra convocou todos estados e municípios brasileiros para a mobilização. O Espírito Santo é o estado referência para a ação.
“A dengue é uma doença que olhamos muito em duas dimensões: a prevenção e o cuidado. Elas continuam sendo importantes e o Dia D vai reforçar isso, sobre o controle dos focos e o cuidado que envolve todos os poderes, além da responsabilidade das cidadãs e cidadãos (no combate à dengue)”, reforçou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
De acordo com informações do Governo do Estado, entre as sugestões, está o protagonismo dos agentes, responsáveis por levar as mensagens de orientação e prevenção à população. Além do cuidado para a eliminação dos focos, deverá haver também instruções sobre sinais de alarme e a importância da hidratação.
As ações propostas foram definidas pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Estamos comprometidos com o enfrentamento a essa epidemia para preservar a vida. No próximo sábado (02), Dia D, estaremos juntos incentivando as ações municipais de vacinação e de combate na eliminação dos focos do mosquito. Os cuidados devem ser de todos, pois 80% dos focos estão nas residências. A dengue é uma ameaça e pode ser fatal. Precisamos unir forças!”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, que esteve presente na reunião com a ministra.
Dados e ações
Até esta quarta-feira (28), foram notificados 45.186 casos de dengue no Espírito Santo e dois óbitos confirmados, além de outros 17 em investigação. A Sesa monitora a incidência diariamente e por semana epidemiológica, dando orientação aos municípios nas ações e ofertando treinamentos para técnicos de saúde.
Desde o início da imunização contra a dengue no Estado, 4.099 crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas.
Na última semana, o Estado decretou situação de Emergência em Saúde Pública no Estado, em razão do cenário epidemiológico das arboviroses. Além disso, constituiu o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses, com ações a serem desenvolvidas em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com a possibilidade de articulação de demais órgãos.