Polícia detalha prisão de Marujo em Vitória: “Se escondia ali dentro com um tubo de oxigênio”

O traficante mais procurado do Espírito Santo, Fernando Moraes Pereira Pimenta, vulgo Marujo, foi preso em um imóvel do bairro Bonfim, em Vitória, nesta sexta-feira (08). O criminoso é apontado como chefe do tráfico de drogas do Complexo da Penha e uma das principais lideranças do Primeiro Comando de Vitória (PCV).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), a operação que resultou na prisão de Marujo contou com a participação da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e de policiais penais da Secretaria da Justiça (Sejus).

Em entrevista coletiva no final da manhã, a cúpula da Sesp detalhou a prisão do traficante. Segundo os policiais foi montada uma verdadeira força-tarefa para cercar Marujo. Nos últimos quatro meses, a equipe do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) focou em uma rede de monitoramento e conseguiu a certeza da localização do traficante.

“Ele estava dentro da casa de um familiar, escondido em um buraco, uma espécie de bunker. Para ele acessar [o esconderijo] ele precisava unir dois fios que estavam na parede e abriam eletronicamente uma tampa. Ele se escondia ali dentro com um tubo de oxigênio”, explicou.

Segundo a polícia, desde outubro de 2023 Marujo retornou do Rio de Janeiro, onde ficou escondido por um tempo. De acordo com as investigações, quando ele ficava sabendo das operações da polícia ele corria para esse ‘bunker’ dentro de casa, onde se sentia seguro.


“Ele andava muito pouco pelo bairro e praticamente não dormia. Fizemos a operação para chegar perto das 8h da manhã, que é o horário que não temos muitas operações policiais e sabíamos que era um horário que ele ‘descansava'”, explicou o delegado Romualdo Gianordoli, superintendente de Polícia Especializada. Dentro do esconderijo, os policiais encontraram armas, carregadores e munições.

Operação contra represálias

De acordo com o secretário de segurança do estado, Eugênio Ricas, todas as forças de segurança da Grande Vitória, incluindo policias e Guarda Municipal da capital, vão realizar uma operação de saturação nos bairros de Vitória para evitar represálias por conta da prisão do criminoso.