Onda de calor se prolonga até o fim do verão e eleva temperaturas no ES
A nova onda de calor que começou a influenciar o Brasil esta semana vai se prolongar até o fim do verão. Segundo o instituto Climatempo, as altas temperaturas devem chegar ao Espírito Santo a partir deste sábado (16) e podem durar até o dia 20 de março, data que marca o início do outono no Brasil.
Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. Atualmente, o centro do sistema de alta pressão atmosférica está muito forte entre o Paraná, Paraguai e o Mato Grosso do Sul e gera a onda de calor que já eleva as temperaturas especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na parte oeste dos estados da Região Sul. Com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva.
Para as regiões em laranja no mapa (metade norte do ES), as temperaturas devem permanecer entre 3 °C e 5 °C acima da média ao longo do período; nas áreas em vermelho (metade Sul do ES), as temperaturas ficam pelo menos 5°C acima da média.
O que é um bloqueio atmosférico?
O Climatempo explica que o bloqueio atmosférico é um estagnação do movimento normal do ar causada por uma alta pressão atmosférica que fica parada, ou quase parada, numa mesma posição, por pelo menos 5 dias seguidos ou até semanas consecutivas. Altas pressões atmosféricas são regiões onde a pressão do ar está mais alta do que o seu redor.
De acordo com o instituto, os bloqueios atmosféricos podem ocorrer em qualquer época do ano e gerar ondas de calor até mesmo no inverno. Porém, quando estes bloqueios ocorrem nos períodos naturalmente mais quentes do ano, que são a primavera e o verão, nos dois hemisférios, temos um somatório de ar quente.
As altas pressões atmosféricas são regiões onde o ar seca (por causa da subsidência, movimento de ar de cima para baixo) e por isso são associadas a pouca nebulosidade e ao tempo firme. Massas de ar frio e ondas de calor são associadas a altas pressões. Aqueles dias gelados e com céu azul de inverno, sem vento, são típicos da presença de uma alta pressão de origem polar. Dias ensolarados, quentes e secos são típicos de onda de calor.
Como se caracteriza uma onda de calor?
Onda ou bolha de calor é uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época. Embora a literatura não seja uniforme em relação à definição, a Organização Meteorológica Mundial considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média e durante pelo menos 5 dias consecutivos. Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.
Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície fazendo o ar esquentar mais.