Governo do ES anuncia medidas para ajudar vítimas das chuvas no sul do estado
Durante uma coletiva de imprensa na tarde deste domingo (24), o Governados do estado, Renato Casagrande, anunciou uma série de medidas de auxílio para as vítimas das fortes chuvas que atingiram o sul do estado.
A iniciativa foi chamada de Cartão Reconstrução e busca apoiar os moradores e comerciantes dos locais atingidos, que já somam mais de 5 mil pessoas desalojadas e mais de 200 pessoas desabrigadas.
Segundo o governador, será pago um auxílio de 3 mil reais, em parcela única, para ajudar as famílias de baixa renda que foram atingidas pelas chuvas.
“Haverá linha de crédito em parceria com o Banestes e Aderes até 21 mil reais para as vítimas que perderam casas e bens. Para o morador que precisar de linha de crédito acima de 21 mil reais, a iniciativa será concedida por meio dos bancos como Sicoob, Sicred, Banestes”, anunciou Casagrande.
Já os empreendedores vão contar com linhas de financiamento especiais, além da prorrogação das operações de crédito em curso pelo prazo de seis meses. O Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 50 milhões para subsidiar as operações junto ao Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), por meio do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba – FORTEC. Além disso, serão abertas novas linhas para o microcrédito, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Doações
O governador lembra ainda a importância das doações, como cestas básicas, materiais de higiene, água mineral e kits de limpeza. A população pode realizar as doações através dos pontos de arrecadação, montados na Grande Vitória, Cachoeiro, São Gabriel da Palha, Alegre, Iconha e Muqui.