Como é a recuperação de celular roubado no ES: ter código IMEI, aviso pelo whatsapp e devolução
O novo projeto lançado no Espírito Santo – o Projeto Recupera – para localizar aparelhos telefônicos roubados e furtados, anunciado nesta terça-feira (23) pelo Governo do Estado, chamou atenção pelo novo modo com que as forças de segurança capixaba vão notificar o usuário do objeto. Por isso, é importante desde já a seguinte orientação para a população: tenha o número do código IMEI e registre um boletim de ocorrência caso seja vítima de crime dessa natureza.
COMO CONSIGO MEU CÓDIGO IMEI
Para isso, você precisa ter a caixa original do celular e observar dados impressos nela. Ou, no próprio aparelho você consegue o número digitando o código:
*#06#
Como o número aparece com dados no próprio aparelho, não é eficiente fazer um print da
informação e deixar no mesmo aparelho. O ideal é anota em um lugar de fácil acesso ou arquivo que você também pode acessar com segurança e sempre que precisar.
NÚMEROS
Em apenas um ano, entre maio de 2023 e deste ano, o Espírito Santo registrou o roubo de 21.400 celulares. Desse total, apenas 6.570 tinham o código IMEI identificado e registrado na ocorrência.
Serão utilizadas tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, bem como a colaboração das operadoras de telefonia e de outras autoridades de segurança pública, para localizar e devolver os aparelhos recuperados.
O cidadão que estiver de posse de celulares identificados como furtados ou roubados será intimado por meio de mensagens via WhatsApp, enviadas exclusivamente pelo número (27) 99849-4228.
A intimação incluirá a unidade policial, a data e o horário para comparecimento e devolução do aparelho telefônico.
SE MEU APARELHO RECEBER UMA MENSAGEM DO SISTEMA AVISANDO PARA SER DEVOLVIDO?
De acordo com o Governo do Estado, muitas pessoas podem ter adquirido o aparelho de boa fé, mas também há quem utilize o equipamento repassado por um atravessador do crime.
Com o novo sistema, a Sesp orienta então:
* O cidadão que estiver de posse de celulares identificados como furtados ou roubados será intimado por meio de um aplicativo de mensagens.
* A mensagem de intimação informará o nome da pessoa que deve fazer a entrega, os dados do telefone celular, o nome, o endereço e telefone da unidade policial, além da data e horário para comparecimento.
* O cidadão convocado a entregar o aparelho celular deverá portar um documento de identificação com foto.
ATENÇÃO: A Polícia Civil não solicitará a entrega do aparelho em qualquer lugar que não seja suas delegacias ou distritos, nem pedirá que o aparelho seja entregue a terceiros como motoboys, motoristas de aplicativos ou outros tipos de serviços de entrega.
* Caso a intimação e a solicitação de devolução não sejam atendidas, os cidadãos serão procurados por equipes da Polícia Civil para a entrega do aparelho e responderão pelas devidas implicações judiciais.
* Ao entregar o aparelho o cidadão receberá um documento comprobatório de comparecimento e entrega do bem.
Em caso de dúvidas, a Polícia Civil orienta sempre procurar informações oficiais em suas unidades, acessar o site da PCES ou entrar em contato pelo número de dúvidas.
* As mensagens serão encaminhadas pelo aplicativo WhatsApp utilizando a linha telefônica (27) 99849-4228, e a foto de perfil será o Brasão da Polícia Civil do Espírito Santo.
COMO VOU CONSEGUIR MEU CELULAR ROUBADO DE VOLTA?
Os aparelhos recuperados serão entregues aos devidos donos em mutirões previamente agendados pelo Governo do Estado. Os donos dos aparelhos serão contatados pelas equipes do Projeto Recupera e receberão todas as orientações necessárias para a retirada de seus aparelhos.