Eugênio Ricas deixa a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo; saiba o motivo

O secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Eugênio Ricas, deixará a pasta e também o Governo do Espírito Santo. Ele vai atuar na Interpol, em Lion, na França. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande pelas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (12). Eugênio Ricas é policial federal de carreira e aceitou o convite de atuar na organização internacional.

No lugar dele assume o interinamente o Subsecretário de Estado de Inteligência, Leonardo Damasceno, já a partir desta terça-feira (13). Leonardo também é policial federal de carreira.

“Fui convidado pelo Valdecy Urquiza para assessora-lo. Quero agradecer ao governador Casagrande, que cuida pessoalmente da Segurança Pública, e por isso os números estão caindo. Não tenho dúvida que o Espírito Santo está em excelente mãos. Agradeço também o doutor Damasceno, que está no Estado desde o início da sua carreira”, destacou Eugênio Ricas.

Já Leonardo Damasceno destacou, na transmissão com o governador, que está honrado pelo trabalho. “A secretaria está muito bem estruturada. É uma referência nacional. É uma alegria e um desafio muito grande, mas Eugênio deixou o caminho a ser seguido para a segurança do capixaba”, disse.

INTERPOL: INÉDITO

A Interpol é uma rede internacional de polícias e agora tem o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza como o novo secretário-geral. O brasileiro passa a comandar a organização como responsável pela parte operacional.

Pela primeira vez, um brasileiro vai atuar nesse posto e entra o fato inédito deste comando interromper a hegemonia de 100 anos de europeus e norte-americanos.