Advogados são presos suspeitos de serem ‘pombos-correio’ de facção criminosa no ES
Dois advogados foram presos, na manhã desta quarta-feira (28), durante uma operação da Polícia Militar e do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). A ação tem como objetivo o cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vila Velha, Cariacica, Vitória, Serra e Guarapari. Os alvos da investigação são suspeitos de integrarem uma organização criminosa que atuam nos municípios de Viana e demais regiões da Grande Vitória.
Durante as investigações da “Operação Baeza”, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-CENTRAL) obteve provas de que presos lideram, de dentro do presídio, homicídios, tráfico de drogas, além de compras de armas e munições.
De acordo com o MPES, as lideranças da organização faziam familiares e advogados trabalharem como “pombos-correios” para se comunicarem com outros integrantes da quadrilha que estão em liberdade.
O cumprimento dos mandados de busca e apreensão referentes aos dois advogados foi acompanhado por representantes da Comissão de Prerrogativas da OAB/ES, em observância à decisão judicial expedida pela 3ª Vara Criminal de Viana.
Ainda de acordo com o MPES, durante as diligências, foi localizada, ainda, uma pessoa que tinha mandado de prisão em aberto e estava foragida da justiça.