Gkay é denunciada por racismo pelo Ministério Público
Gkay está com problemas na Justiça e, recentemente, foi denunciada criminalmente pelo Ministério Público Federal (MPF) por discriminação racial. As informações são da coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles.
A polêmica começou quando Gkay, em 2022, publicou no X, antigo Twitter, uma mensagem polêmica: “Mais uma mordomia pra esses brasileiros que tanto gostam da vida boa e preguiçosa, esse tal de sistema de cotas. Uma palhaçada isso sim!”.
A postagem, considerada racista e preconceituosa, teve uma repercussão bem negativa.
Gkay admitiu o erro
Em depoimento à polícia, Gkay reconheceu a autoria da publicação. Ela explicou que a mensagem era de 12 ou 13 anos atrás, quando tinha apenas 17 anos. A influenciadora afirmou que, na época, o humor era “de forma agressiva” e que a postagem foi “de mau gosto”.
Look de Gkay chama atenção na Semana de Alta Costura
No entanto, o MPF constatou que Gkay tinha 18 anos na ocasião da postagem, o que desmentiu a alegação da influenciadora sobre sua idade na época. Devido à gravidade do delito, o MPF decidiu não oferecer um acordo, e a denúncia foi formalizada em julho de 2023. A juíza responsável pelo caso acatou a denúncia.
Gkay já havia se envolvido em outras controvérsias por postagens antigas, incluindo uma menção aos campos nazistas e críticas ao sistema de cotas. Em 2023, a influenciadora foi alvo de críticas ao anunciar cotas raciais na “Farofa da Gkay”, quando recebeu muitas críticas.