Formatura de Soldados da Polícia Militar lota o gramado de estádio no ES.
A solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados da Polícia Miltar do Espírito Santo lotou o gramado do estádio Kléber Andrade, em Cariacica, na noite desta quinta-feira (31). Nas arquibancadas, familiares e amigos dos formandos, além de autoridades civis e militares no evento. São 946 novos combatentes militares para atuar no território capixaba.
A formação deles começou em em novembro de 2023. Além das disciplinas teóricas, os novos soldados participaram de atividades operacionais como o Estágio Operacional Supervisionado, que resultou em ações de destaque, incluindo apreensões de armas de fogo, prisões de foragidos e flagrantes em ocorrências de tráfico de drogas.
VEJA AS FOTOS ACIMA.
Esta é a segunda turma a conquistar o título de Tecnólogo em Segurança Pública, uma importante conquista tanto para a PMES quanto para os novos soldados, que agora estão capacitados a atuar com responsabilidade e excelência no exercício da função policial.
O CURSO
O curso, com uma carga horária de 1.693 horas, abrangeu 50 disciplinas teóricas e práticas, incluindo Direitos Humanos, Legislação Policial Militar, Policiamento Ostensivo Geral, Uso da Força Legal e Arma de Fogo, Direito Constitucional e Método Giraldi de Preservação da Vida.
O término da solenidade foi marcado pelo tradicional “Fora de Forma” do grupamento formado pelos novos soldados.
Entre os formandos, destacaram-se os soldados Pedro Henrique Giovanini Fabre Neves, Tales dos Santos Silva e Nicole Rocha De Cantanhede, que conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares do quadro de combatentes. Durante a cerimônia, eles foram homenageados pelo desempenho exemplar.
O QUE DIZEM AS AUTORIDADES:
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, escolhido como patrono da turma, enfatizou a confiança da instituição no preparo dos novos policiais.
“A profissão policial militar é marcada por desafios complexos e multifacetados, exigindo preparo, resiliência e um comprometimento inabalável com a segurança pública
principais desafios enfrentados diariamente estão a exposição constante a situações de alto risco e a necessidade de tomar decisões rápidas em circunstâncias de incerteza, muitas vezes lidando com ameaças à própria integridade física e emocional”, salientou o coronel Caus.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, reforçou em sua fala, a importância da formação qualificada para a segurança pública.
“Hoje, o policial sai da Academia pronto para todas as situações. Só desejo muito sucesso a esses novos soldados e que vocês entendam o papel fundamental dos senhores na proteção da sociedade”, afirmou Damasceno.
O vice-governador, Ricardo Ferraço, destacou que as políticas públicas priorizam os investimentos em segurança pública.
“O governo do estado reafirma seu compromisso com a segurança pública ao autorizar o início de uma nova turma para formação de soldados da Polícia Militar. A partir do dia 14 de novembro, daremos mais um passo importante para fortalecer nossas forças de segurança, ampliando o efetivo e garantindo uma política de segurança pública mais eficaz”, declarou o vice-governador.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em seu discurso, também salientou o compromisso do Estado com o fortalecimento das forças de segurança.
“Este é um momento importante para o Espírito Santo. Ver este estádio lotado de policiais militares e familiares me enche de emoção e alegria. Temos trabalhado com seriedade para recompor o efetivo das forças de segurança, e hoje celebramos esses resultados ao lado daqueles que protegem nossa sociedade diariamente. É fundamental que a população conheça e reconheça o trabalho dos nossos policiais militares, que têm se dedicado com excelência e alcançado resultados significativos em prisões e apreensões. Essa é uma vitória de todos nós”, declarou o governador.
A estrutura da APM/ES e o corpo docente altamente qualificado foram fundamentais para a formação dos novos soldados. O comandante da Academia, tenente-coronel Flávio Ribeiro Cavatti, destacou o papel da instituição em fornecer uma formação sólida, alinhada aos mais altos padrões de ensino e prática em segurança pública.